
Dr. Luiz Carlos Santana da Silva (CRBM-4: 308)
Presidente do V Congresso de Biomedicina da Região Norte
O tema central do evento será “BIOMEDICINA: INOVAÇÃO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DO BIOMÉDICO E DA BIOMÉDICA NA REGIÃO NORTE”. A programação preliminar contará com: cursos pré-congressos, mesas redondas, conferências, palestras e apresentação de trabalhos. Em 2023 a Biomedicina no Brasil completará 56 anos de existência e 44 anos de regulamentação profissional, com mais de 450 cursos de Biomedicina nas IES públicas e privadas.
O Brasil conta com mais de 100 mil profissionais biomédicos habilitados nas mais diversas especialidades da biomedicina. Somente na Região Norte, existem cerca de 45 cursos de Biomedicina, na área de abrangência do CRBM-4, formando aproximadamente 1.300 novos biomédicos por ano. Atualmente, o CRBM-4 conta com mais de 7.000 biomédicos inscritos ativos. O primeiro curso de Biomedicina da Região Norte foi implantado na Universidade Federal do Pará, em março de 1971, e até hoje continua formando Biomédicos em diversas habilitações. O V Congresso de Biomedicina da Região Norte tem o objetivo de contribuir com a difusão do conhecimento e aperfeiçoamento da área biomédica, promovendo a integração dos Acadêmicos de Biomedicina e Biomédicos da Região Norte, pesquisadores e profissionais da área da saúde com enfoque na multidisciplinaridade da profissão. Os palestrantes convidados são profissionais renomados especialistas, mestres ou doutores nos temas propostos.
A sede do evento será em Belém, capital do estado do Pará, fundada em 12 de janeiro de 1616, portanto, sendo cidade histórica que preserva a arquitetura colonial portuguesa. Em seus 407 anos de história, Belém vivenciou momentos de plenitude, entre os quais o período áureo do ciclo da borracha, no início do século XX. Conta com importantes pontos turísticos: Museu do Forte do Presépio (1616), Mercado do Ver-o-Peso (1625), Espaço São José Liberto (1749), Museu Emilio Goeldi (1866), Teatro da Paz (1878), Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré (1909), Estação das Docas (2000), Parque Mangal das Garças (2005), dentre outros. A culinária paraense possui diversas comidas regionais, destacando a forte influência indígena na elaboração de vários pratos típicos como os famosos pato ao tucupi, tacacá, maniçoba e caldeirada de filhote acompanhada com jambu e farinha d’água. Além das comidas típicas, uma centena de frutas regionais pode ser saboreadas com destaque para açaí, cupuaçu, castanha-do-pará, bacuri e pupunha. Não perca esta oportunidade de conhecer Belém, também conhecida como a Cidade das Mangueiras, e participar do V Congresso de Biomedicina da Região Norte, que com certeza será um evento pai d’égua, como diria o paraense!

Dr. Márcio Vinícius Cardoso Ferreira
Presidente do Conselho Regional de Biomedicina 4ª Região
Caros Biomédicos da Região Norte do Brasil, é uma satisfação convidá-los para o V Congresso de Biomedicina da região Norte. Esse consolidado evento acadêmico/científico aporta pela primeira vez na metrópole da Amazônia.
Belém estará de braços abertos para recebê-los e brindá-los com importantes minicursos, palestras e experiências profissionais. Todos os envolvidos na elaboração e execução deste congresso estão comprometidos em entregar um evento suigeneris, que marcará a história da Biomedicina em nossa região.
Então, profissionais e acadêmicos biomédicos da região Norte e de todo o Brasil, os convoco para desfrutarem deste momento relevante em nossa história e formação profissional.
Aguardamos vocês!