top of page

Comissão Organizadora

Dr. Luiz Carlos Santana da Silva (PA), Dr. Edvaldo Carlos Brito
Loureiro (PA), Dr. Márcio Vinícius Ferreira (PA), Dra. Fernanda Andreza Figueiredo (PA), Dra. Patricia Bentes Marques (PA), Dra. Tatiane Amabile (AM), Dra. Flávia Serrano Batista (RO), Dr. Mylner Oliveira Fermiano de Souza (AP), Dra. Francy Anny Ribeiro Monteiro Mariscal (AC), Dr. Renato Leão (RR).

Comissão Científica

Dra. Andréa Lobão Costa (PA)

Biomédica (2004) pela Universidade Federal do Pará, com habilitação em Análises Clínicas, em Hematologia e em Banco de Sangue. Mestrado Profissional em Análises Clínicas (ICB/UFPA - 2017), Especialização em Doenças Tropicais (NMT/UFPA - 2005), em Hematologia Clínica com Ênfase em Citologia Hematológica (ICB/UFPA - 2007) e em Hemoterapia (CCBS/UEPA - 2010). Possui Certificado em Proficiência Técnica em Laboratório em Hematologia e em Proficiência Técnica em Hemostasia pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH). Atua como Analista de Gestão em Pesquisa e Investigação Biomédica na Seção de Patologia Clínica e Experimental (SAPEX) do Instituto Evandro Chagas(IEC)/SVS/Ministério da Saúde (2013 - atual), Coordenação Gerencial da Qualidade na SEPAT/IEC (2017 - atual), Membro Suplente do Comitê de Ética em Pesquisa do IEC (2017 - atual) e Membro titular da Comissão Interna de Biossegurança do IEC (2017-atual). Atuou como Substituta Eventual da Chefia da Seção de Patologia (2017 - 2022) e Coordenadora do Curso Técnico em Análises Clínicas do IEC (2013 - 2015). Tem experiência na área de Hematologia, Hemostasia e Hemoparasitologia. Atua também como Conselheira Titular (2ª Secretária) do Conselho Regional de Biomedicina - 4ª Região, quadriênio 2023-2027.

Dr. Edvaldo Loureiro (PA)

Biomédico, UFPA (1975); Especialista em Microbiologista, UFRJ (1978); Mestre em Microbiologia, USP/SP (1990); Doutor em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários, UFPA (2007); Pesquisador titular do Instituto Evandro Chagas/MS (1976 a 2015); Diretor do Instituto Evandro Chagas/MS (2003-2006); Presidente do CRBM-4 (2014-2018); Conselheiro titular do CRBM-4 (2019-2023); Conselheiro titular do CFBM (1998 a 2024); Conselheiro Diretor Secretário do CRBM-4 (2023-2027), Professor da UFPA, na graduação, e pós- graduação, orientou 18 alunos a nível de mestrado e doutorado; participou de 66 bancas examinadoras de mestrado e doutorado. Gestor do PRODER 9 do CFBM (a partir de 2022).

Dra. Fernanda Andreza Figueiredo (PA)

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas Modalidade Médica - Biomedicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA) (1998), mestrado em Ciências Biológicas - UFPA (2002) e Doutorado em Genética e Biologia Molecular - UFPA (2010). Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará, Conselheira Titutlar do Conselho Regional de Biomedicina da 4ª Região. Tem experiência nas áreas de Bioquímica, Imunologia, Genética, Biologia Molecular e Educação Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: Síndrome Metabólica, Diabetes Mellitus tipo 2, Obesidade, Hemoglobinopatias, Citogenética Humana, Metodologias Ativas de Ensino, Receptores de Quimiocinas, Saúde Coletiva e Saúde Pública.

Dra. Flávia Serrano Batista (RO)

Biomédica (UniMauá-Ribeirão Preto- SP), Doutora em Biologia Experimental (Unir-RO). Biomédica no TCE/RO, Sócia Proprietária da Serrano Instrucional. Mais de 20 anos de experiência em Educação Superior e mais de 16 anos de experiência com Saúde Pública.

Dr. Leonardo Kepler Lúcio (PA)

Graduação Biomedicina pela UFPA 2003. CRBM n° 564. Vice-Presidente do Conselho Regional de Biomedicina CRBM4. Gestor em qualidade em Serviço de Saúde/ IBSP Especialista: Internacional em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente/Fiocruz/Enesp. MBA Gestão Hospitalar/ Uninter. Pós Graduação: Analises Clínicas e Hematologia Clínica/UFPA. Mestre em saúde coletiva/ UFPA. Ex-coordenador do Centro de Análises Clínicas do Hospital Ophir Loyola. (2004-2007 & 2010- 2021). MB em Gestão Hospitalar/ Uninter. Especialista em diagnóstico de doenças tropicais e infecciosas/ UFPA. Especialista em hematologia com ênfase em diagnóstico de doenças oncohematologicas/ UFPA. Biomédico Terapeuta Integrativo. PICS/ Habilitação em Reike.

Dr. Luiz Carlos Santana da Silva (PA)

Biomédico e Prof. Titular do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre e Doutor pelo PPG em Ciências Biológicas: Bioquímica (UFRGS). Chefe do Laboratório de Erros Inatos do Metabolismo (UFPA). Pesquisador em Doenças Raras de Origem Genética. Orientador nos PPG em Análises Clínicas, Farmacologia e Bioquímica, Oncologia e Ciências Médicas (UFPA). Orientou cerca de 70 TCC, 50 dissertações de mestrado e 06 teses de doutorado. Publicou 60 artigos científicos em revistas indexadas e mais de 250 resumos em congressos regionais, nacionais e internacionais. Na UFPA atua como docente nos módulos de Análises Clínicas e Diagnóstico II e Morfofisiologia para o Curso de Biomedicina, na Disciplina Bioquímica para o Curso de Nutrição e na Dsicplina de Genética Médica para o Curso de Medicina. Coordenador de vários projetos de extensão da UFPA associados à Investigação de Doenças Raras. Fundador e Tutor da Liga Acadêmica de Doenças Raras (UFPA). Coordenador Geral do Comitê de Doenças Raras do Complexo Hospitar da UFPA. Vice-Presidente da Regional Norte Nordeste da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica. Conselheiro Suplente do CFBM e Titular do CRBM-4. Apresentador dos Papos Biomédicos (Youtube). Tutor do Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Biologia (UFPA). Pai de menina.

Dr. Mylner Oliveira Fermiano de Souza (AP)

Biomédico pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2008), com Especialização em Hematologia com Ênfase em Citologia Hematológica pela Escola Superior da Amazônia - ESAMAZ (2011), mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP (2017) e doutorado em Imunologia Básica e Aplicada pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2022). Atua como biomédico do Hospital da Criança e Adolescente - Amapá, Diretor Científico da Associação Brasileira de Biomedicina - ABBiom, Conselheiro Suplente do Conselho Regional de Biomedicina da 4ª Região e professor substituto da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, no curso de Ciências Biológicas. Tem experiência na como docente de graduação e pós-graduação nas áreas de Análises Clínicas, Hematologia, Hemoterapia, Imunohematologia, Imunologia Clinica, Vigilância Sanitária, Acreditação e Gestão da Qualidade em laboratórios clínicos, além de atuação na gestão pública de serviços de saúde.

Dra. Patrícia Bentes (PA)

Possui graduação em Ciências Biológicas: Modalidade Médica pela Universidade Federal do Pará. Mestre pelo PPG em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul . Doutorado pelo PPG em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários (UFPA) .Tem experiência na área de Ciências Biológicas, Saúde . Atua nas seguintes áreas temáticas: diagnóstico laboratorial, saúde, ensino, pesquisa , microbiologia, parasitologia. Coordenador do Curso de Biomedicina do Centro Universitário FIBRA.

Dra. Tatiane Amabile (AM)

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal de Goiás, Especialista em Análises Clínicas pela Universidade Federal do Amazonas e mestrado em Doenças Tropicais e Infecciosas pela Universidade do Estado do Amazonas. Atuou durante onze anos no Ensino Superior como Coordenadora do Curso de Graduação em Biomedicina e como coordenadora do Núcleo de Pesquisa da Faculdade Estácio do Amazonas/Faculdade Literatus. Na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (HEMOAM), atuou três anos no Laboratório de Marcadores Celulares, assumiu a Gerência de Pesquisa em 2021 e, atualmente, está na gestão como Diretora de Ensino e Pesquisa. No Conselho Regional de Biomedicina 4ª Região/CRBM-4, foi delegada no Amazonas por 10 anos e atua como Conselheira Titular há 4 anos e meio.

bottom of page